quinta-feira, 22 de março de 2007

POR QUE HÁ EROSÃO?

Willian Vogt (113) diz textualmente:
“ A erosão acelerada está muitos anos atrasa de sua causa e dezenas de anos adiante de sua cura”.
A erosão do solo é um problema sério, que preocupa a todos aqueles que , de uma forma ou de outra, atuam na agricultura.
Segundo o livro Erosão do solo o grande desafio (Nolla, Delvino), em primeiro lugar, a erosão é o efeito e não a causa. Ela não é a causa, mas sim o efeito de uma série de agressões e de erros nas atividades agrícolas. È uma das muitas conseqüências de degradação do solo. Além da erosão, o solo degradado apresenta, normalmente, decréscimo da fertilidade, aumento da acidez nociva, compacidade e queda da produtividade.
Conforme o site (http://www.gpca.com.br/Gil/art002.htm), na superfície do terreno e no subsolo, as águas correntes são as principais causas da erosão. A erosão depende fundamentalmente da chuva, da infiltração da água, da topografia (aclive mais acentuado ou não), do tipo de solo e da quantidade de vegetação existente. A chuva é, sem dúvida, a causa principal para que ocorra a erosão e evidente é que quanto maior sua quantidade e freqüência, mais irá influenciar no fenômeno.